A partir da década de 1930 a artista "instalou-se" nos movimentos de classe dos artistas plásticos, assim, ajudou a fundar a Sociedade Pró-Arte Moderna.Alguns anos mais tarde se tornou presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos!
Anita Malfatti
"O Farol"
"A bailarina"
Publicado por: Marco nº22
Geométrico
John Lois Graz
As Amazonas
Publicado por: Lucas nº 20
Ernani Braga
Ernani Braga nasceu no Rio de Janeiro em 10 de Janeiro em 1888, escritor e compositor, filho de portugueses, estudou piano com os melhores professores da época. Foi recompensado com uma bolsa de estudos na França onde conheceu sua esposa Eponina D'Atri.
Participou da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo ao lado de Villa Lobos, como seu interprete.
Em 1927, em turnê de concertos pelo norte do país, resolveu se fixar.
Em 1928, foi crítico musical do jornal “A Província”.
Em 1930, fundou o Conservatório de Recife e a Orquestra Sinfônica de Pernambuco.
Foi professor do Maestro Camargo Guarnieri.
Algumas obras:
- Rosa Flor.;
- Seu Tonho.;
- Vi e ouvi por ai.;
- Báratro.;
- Uma centena de pensamentos.
Faleceu em 20 de Setembro de 1948, em São Paulo.
Publicado por: Rafael nº29
Mário de Andrade
Mario Raul de Morais Andrade,nasceu em São Paulo,9 de outubro de 1893 e faleceu em São Paulo,25 de fevereiro de 1945,Mário de Andrade foi um poeta, romancista, crítico de arte, musicólogo, professor universitário e ensaísta, considerado unanimidade nacional e reconhecido por críticos como o mais importante intelectual brasileiro do século XX.Participou ativamente da Semana de Arte Moderna de 22.
Foto recente de Mário de Andrade
Paulo Menotti Del Picchia nasceu em São Paulo, no dia 20 de março de 1892. Ele era um poeta, escritor e pintor modernista brasileiro. Filho de Luís Del Picchia e Corina Del Corso Del Picchia exerceu diversas profissões em cargos públicos.
Em 1922, junto com Oswald de Andrade, Mário de Andrade e outros jovens participam ativamente da Semana de Arte Moderna. Nessa época já era considerado um poeta famoso. Com Cassiano Ricardo, Plínio Salgado e outros realizaram o movimento Verde amarelo; depois, com Cassiano Ricardo e Mota Filho, chefiou o movimento cultural da Bandeira.
Em 1982, foi proclamado Príncipe dos Poetas Brasileiros, título que pertenceu anteriormente a Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Olegário Mariano. Ele faleceu em São Paulo, no dia 23 de agosto de 1988. Em sua homenagem, foi criado a memorial Casa de Menotti Del Picchia. Em sua homenagem, há nesse museu suas obras.
Publicado por: André nº01
Heitor Villa-Lobos, filho de um modesto funcionário público, que tocava violoncelo, muito novo é iniciado no estudo do instrumento pelo pai, que, dada a pequena altura da criança, utiliza para o efeito uma violeta voltada para baixo. Falecido Raul Villa-Lobos em 1899, a mãe do futuro autor de Amazonas pensou em fazê-lo seguir a carreira de médico, mas a paixão era por de mais forte e, com seu violão, tocando em rodas e conjuntos instrumentais populares, os chamados choros e, começando em 1900 a compor para o instrumento uma série de pecinhas de gosto também popular. Em breve ganhava a sua vida como violoncelista, tocando em cinemas, teatros e cafés.
Publicado por: Pedro nº28
Tarcila do Amaral
Nasceu em 1897 e faleceu em 1973. Pintora considerada pioneira do modernismo no país, iniciou estudos na Academia Julien de Paris em 1917,e voltou ao Brasil ,em 1924, influenciada pelo cubismo.Filiou-se ao movimento Pau-Brasil e inspirou o movimento antropófago. Depois de sua fase social de cunho mais realista,voltou à paisagem rural.De sua extensa obra destacam-se Pau-Brasil (1924), O Abapuru (1928) e Os Operários (1933).
Publicado por Vitor nº31
Manifesto Antropófago
"Reciclegem faz Bem"
Com isso, iriam ter mais árvores e as pessoas iriam poluir menos, assim, o nosso planeta ficaria "mais saudável".
Esta é a nova geração!
Publicado pelo GRUPO!